Correio Popular Notícia



PLANEJAMENTO
Confúcio Moura divulga investimentos no Estado

Data da notícia: 15/10/2012
Foto:

(Da Redação) Durante uma visita em Rolim de Moura no último sábado (13), na abertura oficial da 33ª Campanha contra a Febre Aftosa no Estado, o governador Confúcio Moura destacou os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pelo Governo. O chefe de Estado ainda esclareceu os investimentos pesados nas áreas da agricultura, com planejamentos e propostas para a recuperação das pastagens degradadas. Moura ainda enfatizou que o seu governo com 1 ano e 10 meses, já fez mais que muitos em oito anos.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121016-131.jpg[/IMG] Quanto à regularização fundiária, Confúcio falou que o Estado conta com 180 mil propriedades rurais e frigoríficos estruturados, mas com pouca demanda para o produto bovino. De acordo com Moura ?é preciso saber utilizar todo o potencial que deve iniciar com a recuperação das pastagens degradas aliada à construção de uma usina de calcário. A usina existente é antiga e defasada, produz apenas 26 mil toneladas de um calcário de baixa qualidade. Com a nova usina, serão produzidas 400 mil toneladas de calcário de excelente qualidade?, destacou o governador. De acordo com Moura será possível recuperar as pastagens degradadas, melhorando a produtividade de leite e de carne.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - A regularização fundiária parceria do governo do Estado e governo Federal por meio do ?Terra Legal? foi outro tema abordado pelo governador que explicou que no ?Estado ainda existem 150 km na área de fronteira com a Bolívia sem documentação?. Dos 2.600 títulos expedidos para a região Norte, Rondônia recebeu 1.062 deles. O governador avalia que a resolução dos problemas fundiários não vai apenas acabar com os conflitos, mas também melhorar a desempenho do Produto Interno Bruto do Estado.
O modelo de atuação definido em Rondônia será usado como referência para o tema fundiário em toda a Amazônia. A orientação do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA) Pepe Vargas é de que todo trabalho seja liderado pelo governo do Estado e que este plano de ação seja efetivo e contínuo até 2014.

TÍTULO JÁ - O ?Título Já? faz parte do principal programa do Governo do Estado, o Plano FutuRO, que tem por objetivo a inclusão social e econômica de mais de 300 mil rondonienses que hoje vivem em situação de extrema pobreza, segundo dados do IBGE. O ?Título Já? atende famílias com renda de até cinco salários mínimos, que possuem lotes de até mil metros quadrados. As escrituras são entregues gratuitamente para as famílias cadastradas no programa. Até o final de 2015, a meta do Governo do Estado será entregar cerca de 120 mil títulos urbanos, com um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões.

ÁGUA PRODUTIVA - O programa Água Produtiva, executado pelo Estado através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) tem o objetivo de estimular a atividade da piscicultura em todo o estado, de forma sustentável, em centenas de propriedades rurais.
O governo estima que, a partir desse programa, a produção de peixes deverá atingir um total de 80 mil toneladas anuais. ?Os municípios estão recebendo maquinários para construir tanques de peixes nas propriedades rurais, além de outras ações que servirão de estímulo para a atividade como importante fonte de renda e de geração de emprego no campo?, disse Confúcio
A meta do governo do Estado é construir perto de três mil hectares de tanques nos próximos três anos. O projeto começou pela região central do Estado e começa a atender as demais localidades. Em 2011, foram escavados 200 hectares de tanques. Para 2012, a meta é de 600 hectares. Com informações de Emerson Barbosa/Decom Governo.

Fonte:






Noticia vista 1372 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.